Certamente a dúvida de quando devo lançar um programa de cliente fidelidade já deve ter passado pela sua cabeça. Esse tipo de estratégia tem se tornado cada vez mais popular, mas é preciso ir com calma para colocá-lo em prática.
Criar um programa de fidelidade não é tão simples quanto parece e nem é qualquer loja que pode colocá-lo em prática quando bem entender. Há uma série de fatores que precisam ser revisados para que você entenda se existe a possibilidade real de criar o programa e impulsionar a fidelização de clientes!
Neste post, vamos abordar os principais pontos que você deve considerar antes de lançar um programa de fidelidade em sua empresa. Confira!
O que você vende?
Os produtos vendidos pelo seu negócio devem ser considerados durante a formatação do programa de fidelidade.
A maioria dos comércios possuem épocas do ano em que o número de vendas é maior. E, por conta disso, é preciso que você verifique o intervalo de maior faturamento da sua empresa e busque lançar o programa justamente durante tal período.
Entretanto, você não deve planejar o programa de fidelidade apenas quando chegar o mês de lançamento. Comece a montar toda a estrutura necessária com no mínimo dois meses de antecedência.
É claro que essa é apenas uma sugestão para potencializar os cadastros e as vendas da sua loja.O lançamento do seu programa é uma fase de grande importância para o projeto e você deve dar muita atenção e ele.
Se você decidir lançar em outro período, é importante que você crie uma boa estratégia para incentivar os cadastros.
Isso pode passar pela escolha dos produtos, uma ação na loja ou algum tipo de promoção, por exemplo.
Saiba o tamanho da sua loja
Lojas menores costumam necessitar de menos tempo do que grandes empresas para lançar o programa de fidelidade. A razão é simples: menos questões para lidar e organizar, é menor o número de colaboradores para treinar, menos produtos para contabilizar, menos custos e muito mais tempo de sobra para se preparar.
Lojas maiores precisam gastar algumas horas a mais na elaboração do programa de cliente fidelidade. O público atendido é provavelmente maior, então requer mais tempo de estudo para definir os prospectos que serão alvos do programa e a estratégia de divulgação.
Por isso, lembre-se sempre de construir o projeto em sintonia total com o seu departamento de marketing. A chave para o sucesso está em atingir as pessoas certas, com conteúdo, ações segmentadas e os produtos certos.
Dê preferência para planos mais objetivos no início
É fundamental começar a elaborar o seu programa de fidelidade muito antes de colocá-lo em prática. Planeje-se e monte uma estrutura inicial simples, sem muitos adereços e enfeites.
Mas lembre-se que os materiais de comunicação são fundamentais para que o seu clube decole. Materiais pontuais como cartazes espalhados pela loja não podem faltar.
Além de buscar o maior número de cadastros, isso servirá para que os clientes entendam como o programa funciona e as vantagens de fazer parte dele.
Um programa básico e sólido deve ser o suficiente para que a sua clientela entenda as vantagens e sinta-se satisfeita. Depois, aos poucos, você pode identificar focos de melhora e ir desenvolvendo cada vez mais o projeto.
Começar a fazer vendas com cadastro é uma mudança significativa na operação de loja. A princípio se preocupar com questões mais técnicas e operacionais pode ser uma ótima opção.
Para resumir as questões mais importantes separamos alguns tópicos que você precisa se concentrar no início do seu programa:
Treinamento da equipe da loja sobre o funcionamento do programa de cliente fidelidade e como identificar os clientes;
Nova estratégia de precificação, já que agora sua loja contará com dois preços;
Criação de materiais de comunicação para o lançamento do clube, informar como ele funciona e também diferentes formas de cadastro para clientes. Nesse ponto, algumas opções são ficha física de cadastro, um aplicativo para a sua loja e um site de cadastramento, por exemplo.
Criação de ações e campanhas que incentivem o cadastro logo no início do projeto. Posteriormente é importante criar ações para atualizar esses dados.
Faça diferentes testes
Eis o segredo do sucesso para essa e qualquer outra estratégia: nunca desistir de melhorar.
Sempre existe alguma coisa que pode ficar melhor ou tornar o seu programa de fidelidade mais eficaz. Então, não abandone o programa após o lançamento. Faça o monitoramento periodicamente e acompanhe a resposta do público.
Claro que se você seguir os conselhos anteriores e se preparar alguns meses antes de lançar o programa, a margem de erro já terá diminuído exponencialmente.
Mas, ainda assim, a prática sempre traz novos dados à teoria. Faça os ajustes necessários baseados no feedback dado pelo seu cliente. Pergunte-os sobre o que acharam do programa e convide-os a fazerem sugestões — uma dica essencial para entrar em contato com a clientela é fazer um cadastro no momento da venda!
Fonte: Portal Gestão de clientes