Mudança é mais uma consequência de o shopper estar permanecendo menos tempo nas lojas. Saiba o que fazer
O consumidor precisará identificar logo as ações promocionais e entender rapidamente seus benefícios. É nisso em que acredita Marcelo Paiva, diretor de vendas da Mondelez Brasil . Essa mudança é mais uma consequência de o shopper estar permanecendo menos tempo nas lojas. Para isso, ferramentas de CRM e aplicativos de descontos se tornarão ainda mais úteis no varejo, uma vez que permitem iniciativas personalizadas e com maior efeito sobre o cliente.
Paralelamente, diz Paiva, é importante acelerar a jornada do cliente expondo os produtos com base na árvore de decisão e garantindo visibilidade. Os itens de impulso – caso de gomas, dropes e alguns chocolates e biscoitos – devem ser explorados nos checkouts.
Novas formas de comunicação com o cliente
A maneira de comunicar as promoções também sofrerá mudanças. É em que acredita José Sarrassini, diretor comercial do Savegnago . Segundo ele, com a pandemia, a rede deixou de distribuir tabloides de ofertas, uma vez que o consumidor tinha receio de transmissão do vírus. Os produtos em promoção passaram a ser divulgados por meio de e-mail marketing e SMS. “Pode ser que não voltemos a utilizar os folhetos impressos”, avalia o executivo.
“O tempo de entrada e saída da loja nunca foi tão importante como agora. Daí a necessidade de organizar o ponto de venda para facilitar as escolhas do consumidor. A categoria de biscoitos, por exemplo, precisa de uma exposição mais objetiva”, complementa Paiva.
Fonte: Portal SA Varejo