Em uns estudos, é dito que o consumidor millennial – ou da geração Y – é aquele que nasceu entre 1980 e 1994. Outros, consideram que esta geração começou alguns anos mais tarde e vai até o início dos anos 2000. Entretanto, deixando um pouco de lado essa classificação altamente “específica”, podemos considerar que o consumidor millennial é aquele que tem entre 18 e 36 anos. Pouco mais, ou pouco menos, mas a média é essa.
Dito isso, entendemos que conhecer um pouco mais sobre o comportamento e os hábitos de consumo dessa parcela do público formada pelos “jovens adultos” pode ser muito importante para a sua loja. Para te ajudar nessa missão, separamos alguns dados relevantes sobre o consumidor millennial. Mais do que isso, preparamos boas dicas para torná-los clientes fiéis e até mesmo promotores do seu supermercado. Confira.
Quais são os principais hábitos do consumidor millennial?
Sempre comentamos que o primeiro passo para você acertar qualquer estratégia é: conhecer o seu cliente. Ou seja, saber com quem você está falando. Dessa forma, considerando que você tem clientes millennials em seu varejo, trouxemos informações que podem te ajudar a compreendê-los um pouco melhor.
Para isso, usamos como base um estudo do Elite Daily. Apesar de a pesquisa ter sido feita com millennials americanos, ela permite que tenhamos bons insights sobre as preferências e hábitos do consumidor da geração Y.
Por exemplo: 58% dos consumidores millennials esperam que as marcas e empresas publiquem conteúdo online antes que eles tomem uma decisão de compra.
Menos de 3% deles dizem que TV, revistas e livros (ou seja, as mídias tradicionais) influenciam suas decisões de compras. Ps: viu só como o marketing digital está tomando um espaço que antes era ocupado pelo marketing tradicional?
Ter um smartphone e acesso a conteúdo de mídia digital é prioridade para 97% destes consumidores.
60% dos pesquisados declararam que são sempre (ou quase sempre) leais às suas marcas atuais. E essa lealdade costuma ser conquistada de acordo com a qualidade de produto, boa experiência de compra e ligação com causas sociais ou ambientais. Ps: Perceba que o valor dos produtos é importante, mas não é o fator exclusivo para tornar o consumidor millennial em um cliente fiel a sua marca.
Esses são apenas alguns dados que nos ajudam a entender um pouco melhor essa geração. E, como dissemos anteriormente: embora o estudo tenha sido feito nos EUA, com certeza podemos aprender com ele, certo?
Trazendo esses dados para a nossa realidade de varejo do Brasil, pensamos em boas dicas que podem te ajudar a compreender e a conquistar o consumidor millennial. Veja abaixo!
3 dicas para conquistar e fidelizar o consumidor millennial
Antes de começar a enumerar as dicas para você conquistar os consumidores millennials, vamos ressaltar um ponto muito importante: é essencial fazer uma boa gestão de clientes e conhecê-los muito bem.
É somente a partir desse conhecimento que será possível colocar em prática, de forma efetiva, assertiva e mensurável, as suas ações. Ou seja, é assim que você saberá dizer com base em dados se realmente está tendo sucesso nas suas ações de fidelização dos seus clientes. Dito isso, é hora de ver as nossas sugestões para você ter sucesso com o consumidor millennial.
1. Preste atenção: você não vende apenas produtos. Você vende sua imagem e vende experiências
A guerra de preços não existe mais no varejo. Ou, se existe, acredite: ela está com os dias contados. O que faz um cliente e, principalmente, o consumidor millennial, comprar no seu varejo e se tornar um cliente fiel vai além do preço dos seus produtos. Mas então, o que ele valoriza?
A experiência positiva que ele tem ao ir até a sua loja, as causas que você defende, a forma a qual você se comunica com ele. E essa comunicação é valorizada tanto no âmbito físico, ou seja, quando ele vai presencialmente até a sua loja, quanto no âmbito virtual. Falando no ambiente virtual, consideramos tanto as redes sociais e site, quanto os canais de comunicação diretos, como e-mail, SMS, WhatsApp, Telegram, Push, entre outros.
Lembre-se que para o consumidor millennial, você vende muito mais do que produtos. E, se você continuar focando “apenas” no preço baixo e nas mercadorias, vai perder para os concorrentes que preocupam-se com as questões que vão além disso.
2. Facilite a vida do seu consumidor millennial
É claro que essa é uma dica que vale para qualquer cliente. Porém, tratando-se do consumidor millennial, ela tem ainda mais valor. Isso acontece porque esse cliente busca por mais praticidade e conveniência na hora de fazer as suas compras. Para você, varejista, isso significa buscar formas de tornar essa ação mais prática. Como você pode fazer isso? Pois bem, algumas sugestões são:
Fazer com que o seu varejo também seja um centro de acesso para outros serviços. Por exemplo: lotéricas e caixas rápidos e, em casos de supermercados maiores, é possível associar outros serviços, como academia, lavanderia, petshop, gráfica, salão de beleza, entre outros.
Facilitar as formas de pagamento, trazendo para a sua loja novidades como o self-checkout. Também, busque aceitar uma boa variedade de bandeiras de cartões e vales. Aproveitar as facilidades da tecnologia, usando de forma inteligente ferramentas como o chatbot e, também, aplicativos para que os consumidores possam fazer os seus pedidos. Seja pelo televendas, aplicativo, e-commerce, marketplace, entre outros, lembre-se que o seu consumidor está online e quer encontrar você nesse ambiente virtual. Garantir que a sua loja esteja sempre organizada e bem sinalizada. Esse cuidado facilita o momento da compra e faz com que a experiência seja mais positiva para o consumidor.
3. Tente unir bons preços com alta qualidade
Claro que esse é um objetivo para todos os supermercados. Porém, lembre-se que o consumidor millennial faz suas compras com o celular na mão. Assim sendo, mesmo que ele seja leal à sua marca e valorize a experiência promovida pelo seu varejo… Se ele ver que o preço das suas mercadorias estão muito acima dos seus concorrentes ou que há uma promoção imperdível de certo produto em outra rede, talvez ele faça as compras lá. Por isso é tão importante buscar formas de unir os bons preços com a alta qualidade dos produtos. E, para acertar nessas ações, é importante que você:
Faça promoções assertivas. Isso significa: oferecer os produtos certos, para a pessoa certa, na hora certa. Afinal, de nada adianta você colocar em promoção os pacotes de fralda e mandar um encarte com essa oferta para uma pessoa que vai no seu supermercado toda semana para comprar cerveja e carvão. Entende? E como que você faz para acertar nas promoções e segmentá-las? É simples: utilizando um sistema completo de gestão clientes, que já citamos lá no começo do texto.
Faça parcerias inteligentes. Busque parcerias prolíficas com fornecedores, encontrando opções que sejam valiosas para você, para ele e, é claro para os seus clientes.
Fonte: Gestão de clientes