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O varejo é um setor muito complexo. São vários setores distintos dentro de um único estabelecimento, trabalha com um mix extenso e exige um grande número de funcionários.

Também é um setor bastante fiscalizado por diversos órgãos. É possível ter uma fiscalização do Procon e não sair com um auto de infração? Com certeza. É preciso criar uma cultura preventiva para as autuações, com ferramentas eficazes.

Atitudes importantes:

– Treine bem sua equipe e mostre o que deve ser feito;

– Mantenha o consumidor informado das normas da empresa como troca, limitação quantitativa, recebimento de cheque, prazo de ofertas, etc;

– Crie uma planilha de produtos críticos de baixo giro e semanalmente acompanhe-o nas gôndolas para evitar que vençam; 

– Mantenha os produtos bem embalados, com as identificações, datas de produção/manipulação e vencimento;

– Organize para o repositor imprimir a etiqueta de gôndola de forma que evite a divergência de preço e/ou ausência de etiqueta na gôndola;

– Mantenha os leitores óticos dos terminais de consulta funcionando, o croqui de localização dos mesmos e o Código de Defesa do Consumidor disponível para consulta, em local de fácil acesso;

– Mantenha a equipe do comercial informada e alerta com as promoções (validades, proporcionalidade, limitação quantitativa, oferta de unidade legal, prazo de vigência, “venda casada”, etc);

– Organize o armazenamento dos produtos e realize nas câmaras de armazenamento e nos depósitos o PVPS – Primeiro que Vence Primeiro que Sai;

Fonte: Infovarejo