Entidades e escola de Tubarão inauguram doação de laboratório

O engajamento entre a vice-presidência da Fiesc, Sindimad, CDL, IFSC, ONG Educação e Cidadania e Secretária de Educação de Tubarão, resultou numa ação que deixou a direção da Escola Municipal de Educação Básica Faustina da Luz Patrício emocionada na tarde desta quarta-feira.

“No ano passado, fomos à CDL para pedir que nos deixassem vender docinhos durante as ações do Dia D, para que pudéssemos arrecadar recursos. Entretanto, logo em seguida, fomos contatados pelo presidente do Sindimad, Izair. Ele nos informou que o sindicato doaria os móveis para o laboratório”, conta a diretora da escola, Cristiane Martins Mathias.
A solenidade, em que a CDL foi representada pelo diretor executivo Felipe Nascimento, foi realizada na escola que atende alunos do pré-escolar ao quinto ano, marcando a inauguração do laboratório de informática “Conectado ao Saber”.

“A ONG Moradia e Cidadania fez a doação de 22 notebooks e os alunos do IFSC fizeram toda programação e instalação do sistema. O Sindimad fez a compra dos móveis sob medida necessários para a criação das bancadas, enquanto a CDL e Secretaria de Educação, participaram diretamente na articulação do processo”, explica Cristiane.
A diretora da escola salienta que, se a instituição tivesse que custear o investimento, a concretização não seria possível devido ao volume investido. “Eu cálculo que o custo total do laboratório girou em torno de R$ 50 mil. Além de toda estrutura técnica para as máquinas e os móveis, o ambiente também foi climatizado”.

O presidente do Sindimad, Izair Nandi, enaltece que o sindicato participa de inúmeras ações sociais e que ver o rosto estampado de alegria das crianças e direção da escola, foi a melhor recompensa que poderia ter recebido. “Este tipo de participação é muito gratificante e é uma maneira que o Sindimad e seus associados têm de contribuir com a sociedade. Sem dúvidas este laboratório vai colaborar significativamente com a educação destas crianças”, conclui.
O secretário de educação de Tubarão, Maurício da Silva, agradeceu o envolvimento de todos, mencionou a relevância da atitude para qualificar o ensino e resumiu: “Não há melhor investimento que não seja em educação”.
Diversos alunos também deram depoimentos sobre a importância de terem acesso à internet na escola e todos eles disseram que pretendem usar as máquinas como ferramenta de pesquisa.